26 novembro, 2016

Escrevi a 24

Falta um mês para a noite mais bonita do ano.
Em termos conceptuais porque para cada um de nós pode ser ou não a noite mais bonita. Há vidas e momentos tão difíceis, de tanta angustia que infelizmente não será a noite mais bonita para todos.
Ainda assim, e com todas as reservas que as generalizações devem ter, acho a noite mais bonita do ano.
Já o tempo que antecede esta noite - sendo também um tempo mágico - nos últimos anos tem-se revestido (na minha opinião), de um consumo excessivo.

Quando era pequena, a minha mãe tinha uma lista interminável de presentes por comprar. Lembro-me de a ajudar a comprar, de os embrulhar, de irmos ao comércio local e de toda a alegria desses dias.
Com o tempo, deixou-se de trocar presentes entres os adultos e eu também fui amadurecendo a forma como vejo a troca de presentes. Os gastos que implicam, o real valor dos mesmos, a obrigação versus prazer de surpreender.
Durante muitos anos, este dia foi vivido entre o cansaço do trabalho que o antecedia e a alegria verdadeira de estarmos juntos. Pais, avós, tios, primas. Que boas recordações.

Voltando ao presente e ao que me fez começar a escrever, tenho várias coisas em mente para a época que se aproxima:
  • Comprar todos os presentes o mais breve possível (para me proteger da confusão e para o fazer de forma ponderada e calma. Já fiz a lista de presentes por isso estou no bom caminho);
  • Preparar um mini-miminho para os amigos a quem não dou presentes mas a quem quero desejar um Feliz Natal de forma personalizada - talvez tenha forma digital;
  • Comprar uma Sagrada Família para ter em casa o ano inteiro;
  • Fazer uma sessão fotográfica Natalícia (que fazemos desde que a Carminho nasceu);
  • Passear num final de tarde em Lisboa para apreciarmos a iluminação;
  • Criar uma playlist com músicas de Natal para ouvirmos em casa (as clássicas, as tradicionais, as que se cantam na Igreja, as que eu cantava em pequena...);
  • Imprimir um calendário de Dezembro mais bonito do que o do Google que costumo imprimir;
  • Montar a árvore no dia 1 de Dezembro (embora ache que vai estar mais no chão do que em pé..);
  • Preparar um calendário de Advento com atividades simples para as meninas e para nós;
  • Sempre que possível promover o estar/conviver em vez do dar.

Sem comentários: