20 fevereiro, 2018

Quaresma 2018

É preciso aprender a silenciar a mente e termos uma certa disciplina para não nos deixarmos levar pela corrente. Pelo consumismo característico dos dias de hoje, pela facilidade com que se fala da vida de um ou outro amigo, pela forma como somos absorvidos pelas redes sociais. O tempo que lá passamos e todos os estados de espírito que isso gera em nós.

.

A Quaresma é para os cristãos um tempo de excelência para este acolhimento interior.
Passei muitos anos da minha vida a passar pela quarta-feira de cinzas sem lhe perceber bem o significado. Apenas sabia que não se devia comer carne (...).

Para mim, que quase não como carne e até a dispenso não seria preciso nenhuma disciplina.
Estes 40 dias que antecedem a Páscoa são dias difíceis sobretudo para quem não está habituado a jejuar. Mas são dias únicos no calendário para, se assim o entendermos, nos purificarmos, exercemos a disciplina e o autocontrole, praticarmos mais esmola e rezarmos mais.

O jejum não tem de ser (só) de alimentos. Cada um de nós saberá onde deverá focar a nossa atenção para se despir de tudo o que é demais - e sentir o que é importante e não passageiro nas nossas vidas.

Não sendo fácil, mas tentando seguir a lógica dos 3 P's (Pouco, Pequeno e Possível) pensei em algumas ideias a seguir nestes 40 dias (agora 35) - para além das que a Santa Igreja define e que caberá a cada um discernir se deve cumprir ou não.

#1 Sermos mais generosos: na esmola, na atenção que damos aos outros, no carinho que podemos levar a pessoas próximas a quem sabemos poder dar mais. Com as pessoas que encontramos na rua. Podemos pensar em formas de manter viva esta intenção ao longo de todo o ano.

#2 Encontrarmos um tempo bem definido e intocável que nos permita rezar o nosso dia, agir de forma intencional de acordo com o que queremos fazer e não apenas indo ao sabor do vento.

#3 Irmos à Eucaristia mais vezes do que o habitual. Agradecermos, estarmos em silencio, rezarmos.

#4 Sermos mais disciplinados na alimentação (e nas lides domésticas). Hoje há tantas tendências que nos inspiram a ser mais regrados, porque não o fazer nesta época especial?

#5 Lermos a mensagem do Papa Francisco. Lermos um livro que nos enriqueça espiritualmente. Refletirmos sobre a nossa Fé, a congruência do que fazemos e como podemos melhorar.

Este ano fiz 35 anos na 4ª feira de cinzas e gostava mais de ter feito na véspera, no dia de Carnaval.

Que todos consigamos fazer o melhor que conseguirmos.



Sem comentários: