29 junho, 2015

26 meses de Carminho



A princesa está a ficar crescida. Um ou dois meses são o suficiente para se ver uma evolução enorme.

As idas (constantes!) ao bacio [e as vezes que se diz cocó mas se quer dizer xixi]; as mãos que se passaram a lavar com grande autonomia; as luzes que têm de se acender e apagar conforme entramos e saímos de uma divisão; a quantidade de vezes que pergunta por todos (os avós, a tia, a Eva, o Goguigo, a Nono, o Nel [Daniel], a Quichi, Lala,…).


Tem de sair com ‘o óculos’ e o chapéu. “Segura” diz-se ‘pota’; a mana vai chamar-se Leonor ou ‘Binidita’ e tudo o que tenha a ver com parque, rua ou gelado é motivo de grande alegria.

É apaixonante vê-la crescer e ver a inocência e a doçura em cada gesto. As birras já começaram e é cada vez mais frequente tentar que seja feita a vontade dela em vez da nossa.

Exemplos disso são o querer andar sem mão na rua e sair da mesa antes de ter acabado de comer ou antes de nós entendermos que pode sair. É preciso ter calma, sintonia e ajudá-la a perceber como as coisas funcionam. Na prática, e como diz a Pediatra, os bebés precisam que os ajudemos a organizar as ideias e para isso é preciso que sejamos coerentes e disciplinados [o que se torna bastante exigente pois é bem mais fácil “deixar fazer”. Mas isso não se chamará educar…]

Esta diferença de idades vai nos pôr à prova [certamente em vários aspetos!]. Mas acredito que com muito amor e calma o desafio será superado.  Vamos a isso :-)

Sem comentários: