10 outubro, 2016

Semana 40

A semana passada começou com alguns tropeções internos mas acabou com muita serenidade e algumas resoluções, espero que firmes.

Nem sempre consigo incluir tudo o que quero nos meus dias. Gostava de ter mais tempo para as minhas filhas, mais tempo para me dedicar ao trabalho e ao desenvolvimento de algumas competências, de estar com os meus pais sem ser sempre a correr... De estar com amigos sem ser a pensar nas tarefas que me esperam em casa... De conseguir complicar menos e descontrair mais. 
A verdade é esta: sinto-me tantas vezes a fazer equilibrismo entre todas as áreas da minha vida que na maior parte das vezes receio não me dar por inteiro a nenhuma.

A refletir sobre isto pela milésima sexta vez, percebo que estou a deixar que o pensamento e o excesso de preocupação me prejudique por dentro. 

E não quero que isso continue a acontecer. 

Quero sair do trabalho à hora que tiver de sair sem culpas, confiante de que enquanto estou, estou a dar o meu melhor - mesmo que isso signifique ser a primeira a sair todos os dias (e isto daria uma longa reflexão).
Quero ir buscar as meninas o máximo de vezes possível, e quando chegar quero estar serena e com a convicção de que cheguei o mais cedo possível - mesmo que isso signifique chegar depois das 18:00;
Quero aproveitar as duas horas que passo no trânsito de forma disciplinada sem ser ora com o telemóvel e o mundo infindável de possibilidades ora a adormecer..
Quero que esta culpa regular de sair cedo do trabalho, de chegar tarde à Creche termine. Há realidades que não posso mudar e pensar constantemente nelas só serve para me perturbar.

Se existirem preocupações constantes com qualquer coisa, quero ou (i) agir, se estiver ao meu alcance mudar algo para melhor ou (ii) ter a disciplina mental necessária para impedir que as preocupações e dúvidas se instalem.

Sobre as muitas tarefas que a vida me chama a fazer, vou colocar à vista uma frase inspiradora para não me esquecer:

"Começa por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estarás a fazer o impossível", São Francisco de Assis

Tentando aplicar também a lição "a cada dia a sua preocupação".

E é isto :)

Sem comentários: