14 novembro, 2015

Fazer escolhas resulta de tantos factores...

Hoje, perante uma situação que observei [e que me dizia respeito, embora não directamente] reflecti como é errado fazer juízos sobre o comportamento dos outros. Há situações que são imorais, ilegais, desrespeitosas, sem ética, ... , mas não é destas a que me refiro. Refiro-me a escolhas que se fazem, que não prejudicam ninguém e que outros entendem poder opinar. Também já o fiz. Mas com que direito? As escolhas de cada um resultam das suas circunstâncias, vivências e recursos. Recursos de logística, suporte familiar, recursos financeiros e até psicológicos e emocionais. Todos temos a liberdade de pensar e de verbalizar o que quisermos mas devemos agir em consciência, devemos pensar que a outra pessoa, mesmo com muitas semelhanças não é igual a nós
O outro não possui certamente os mesmos recursos - ou os recursos que eu acho que possui - pelo que não me devo manifestar sobre [algumas d]as suas escolhas.